quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Industrialização e urbanização



                   Hoje vivenciamos uma nova era, dominada pela ciência e pela tecnologia, requisitos esses criados pelo homem para permitir a sua sobrevivência às condições do meio. Ora o uso irracional destes culminou com uma intensificação dramática da degradação do meio uma vez que; retira-se matéria prima do meio ambiente, transforma-a, repassa-se ao consumidor a utiliza e os resíduos da produção e do consumo são descartados diretamente no ambiente. O importante nesse processo não é o que é bom ou justo e sim o que trará maiores lucros em curto prazo.
            Entre as causas podemos citar industrialização e urbanização. Foi partir da revolução industrial que a poluição passou a constituir um problema para a humanidade. A indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, a industrialização culminou com a aglomeração urbana, que já é por si só uma fonte de poluição, pois implica numerosos problemas ambientais, como o acumulo de lixo, o enorme volume de esgotos, os congestionamentos de tráfego etc.

Como consequências.

               O problema da poluição, portanto, diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas. A degradação do meio ambiente do homem provoca uma deterioração dessa qualidade, pois as condições ambientais são imprescindíveis para a vida, tanto no sentido biológico como no social.  se a degradação ambiental continuar ao mesmo ritmo que si verifica hoje, as possibilidades das gerações futuras desenvolverem estará muito limitada pois as condições necessárias para que haja vida estarão comprometidas.

             Portanto torna-se necessário o homem incutir-se de novos valores que prezam pela conservação do meio, não olhar o meio ambiente de forma isolada, predestinada para o seu usufruto pessoal, pois ele é parte integral do meio ambiente e causando danos a estes as consequências são recíprocas.

Nenhum comentário: