quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Educação Ambiental: Objetivos e Importância




Autora: Regina Brito 
Instituto Caranguejo de Educação Ambiental




A Educação ambiental destina-se a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Surgiu devido às necessidades que não estavam sendo plenamente atendidas pela educação formal tradicional. Dessa forma, a educação deveria incluir conhecimentos, valores, capacidades e responsabilidades, construindo e incentivando as relações éticas entre as pessoas e a vida no planeta.
De acordo com Suzana Pádua, doutora em educação ambiental e presidente do Instituto Ipê, a educação ambiental é um conceito em construção, que evoluiu e hoje demonstra ser um campo maduro. Afirma ainda que “quando surgiu parecia uma panacéia para a salvação de todos os problemas ambientais. Depois, caiu em descrédito, muito por conta de iniciativas isoladas que não eram avaliadas quanto à sua efetividade no responder dos problemas ou temas a que havia se proposto solucionar. Hoje, já existe no Brasil e no mundo uma massa crítica, ou seja, um grupo considerável de educadores ambientais que tratam a área com seriedade, profundidade e com bases teóricas bem formuladas”.
Existe, no Brasil, uma lei específica para a educação ambiental: é Lei número 9.795 de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação ambiental e institui a política nacional de educação ambiental.
No dia 5 de junho comemora-se o “Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia” e no dia 15 de outubro, além de comemorar-se o Dia do Professor, também é o “Dia do Educador Ambiental”.
Os seis principais objetivos da educação ambiental são:
- Promover a aquisição de conhecimentos para a compreensão da estrutura do ambiente que surgem comportamentos e atitudes que os tornam compatíveis com a melhoria das condições de vida com respeito e preservação do meio ambiente do ponto de vista da solidariedade global para aqueles que vivemos na terra e para as gerações futuras.
– Promover a compreensão das interdependências, que permite a consciência política e ecológica do nosso estilo de vida tem impacto sobre outros ecossistemas e as vidas das pessoas que ali vivem e desenvolvem um senso de responsabilidade.
- Para alcançar as mudanças necessárias nas estruturas de gestão de formulários, e análise de questões relativas ao meio ambiente que permitam uma. Coerente e coordenada das diversas políticas setoriais a nível regional, nacional e internacional
- Para ajudar a descobrir os valores que fundamentam as ações tomadas em relação com o meio ambiente.
- Promover a participação social e tomada de decisão tanto política eficaz para exigir a preservação e melhoria do ambiente e das comunidades.
- Entre em aplicações educacionais e não-formais de educação ambiental como uma dimensão curricular das disciplinas processo de integração para permitir uma análise crítica do meio em todas as suas plenitude e complexidade.
Assim, a Educação ambiental é uma integral, sistemática e contínua formação, informação e formal, não formal e informal, com base no respeito por todas as formas de vida, pelo qual as pessoas, individual e coletivamente, tomar consciência e assumir a responsabilidade para o ambiente e seus recursos através da aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e motivações que tornam mais fácil para compreender as inter-relações complexas dos envolvidos ecológica, econômica, social, político, cultural, ética e estética no meio ambiente.

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