sábado, 13 de julho de 2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL.

A natureza fornece “recursos” e sustenta o desenvolvimento da sociedade, sendo pouco a pouco associada a ideia de habitat. Essa associação ajuda a entender o ambiente nas suas interações físicas e sociais, constituído por uma diversidade territorial de distintos indivíduos, grupos sociais e culturais. Por isso, os estudos ambientais tornam-se importante para o desenvolvimento das relações instauradas entre sociedade e natureza.
Muitos problemas ambientais, existentes no local, são resultantes da deficiência de infraestrutura básica nos assentamentos urbanos, como esgoto sanitário, coleta de lixo e, sobretudo, a falta de controle e monitoramento ambiental por parte das comunidades envolvidas e órgãos governamentais. Esses processos intensificam a erosão e aumentam as áreas de deposição de sedimentos que atingem os leitos dos rios, gerando conflitos de uso do solo e deteriorando a qualidade das águas.
O diagnóstico desses conflitos servirá de base para problematizar o conhecimento e desenvolver habilidades e capacidades para se operar com o espaço geográfico. O projeto de educação ambiental é um instrumento que o professor pode utilizar para explicar e representar a construção de diferentes tipos de paisagens e territórios que compõe a geografia do lugar.

A educação ambiental visa auxiliar o aluno a agir no espaço e a influir na sua construção. Efetivamente possibilita: atitude de participação ativa na construção e produção de moradia; corresponsabilidade em gestão territorial; valorização da vida no espaço; respeito ao direito das pessoas pelo deslocamento espacial e ética ambiental. Como formação e exercício de cidadania refere-se a uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens.

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