A Educação Ambiental não-formal pressupõe um caminho diferente. Recomenda-se a elaboração do perfil ambiental e social da comunidade ou instituição para a qual será planejado, executado e avaliado um projeto ou programa de EA. Um exemplo de planejamento socioambiental é o programa dos 5S
DE
ONDE VEM E O QUE É O 5S?
Criado
no Japão após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na
reconstrução e reestruturação do país que necessitava reorganizar suas
indústrias e melhorar a produção devido à alta competitividade do mundo
pós-guerra, o programa 5S é uma ferramenta administrativa que auxilia na
implantação da qualidade, organização e otimização do ambiente de trabalho e
dos processos nas empresas.
O
programa 5S visa conscientizar todos da organização da necessidade e da
importância da qualidade no ambiente de trabalho. É uma reeducação cultural que
necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os
resultados esperados. Vislumbra e objetiva termos nas organizações ambientes
limpos, organizados, com asseio, bem como o bem estar das pessoas,
proporcionando condições para uma maior produtividade.
O
Programa baseia–se em cinco conceitos, conceitos estes que na verbalização em
japonês, sua língua original, começam com a letra S:
1.º
S – Seiri – Senso de Utilização e Descarte
2.º
S – Seiton – Senso de Arrumação e ordenação
3.º
S – Seiso – Senso de Limpeza
4.º
S – Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene
5.º
S – Shitsuke – Senso de Auto-Disciplina
Para
facilitar a memorização, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas) utiliza outra sigla para ensinar estes
conceitos em português. É o programa De OLHO:
De=>
de Descarte
O=>
de Organização
L=>
de Limpeza
H=>
de Higiene
O=>
de Ordem mantida
O
problema é que na maioria dos casos observados, notamos que as empresas dão
importância apenas ao segundo conceito, o de organização. Tal indisciplina faz
com que o programa não seja implantado corretamente e seus resultados não sejam
satisfatórios. Além disto, não medem os resultados obtidos para entender onde
ainda pecam e quais processos necessitam de melhorias e atenção.
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