Autora: Regina Brito
Instituto
Caranguejo de Educação Ambiental
A
Educação ambiental destina-se a desenvolver conhecimentos, habilidades e
atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Surgiu devido às
necessidades que não estavam sendo plenamente atendidas pela educação formal
tradicional. Dessa forma, a educação deveria incluir conhecimentos, valores,
capacidades e responsabilidades, construindo e incentivando as relações éticas
entre as pessoas e a vida no planeta.
De
acordo com Suzana Pádua, doutora em educação ambiental e presidente do
Instituto Ipê, a educação ambiental é um conceito em construção, que evoluiu e
hoje demonstra ser um campo maduro. Afirma ainda que “quando surgiu parecia uma
panacéia para a salvação de todos os problemas ambientais. Depois, caiu em
descrédito, muito por conta de iniciativas isoladas que não eram avaliadas
quanto à sua efetividade no responder dos problemas ou temas a que havia se
proposto solucionar. Hoje, já existe no Brasil e no mundo uma massa crítica, ou
seja, um grupo considerável de educadores ambientais que tratam a área com
seriedade, profundidade e com bases teóricas bem formuladas”.
Existe,
no Brasil, uma lei específica para a educação ambiental: é Lei número 9.795 de
27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação ambiental e institui a
política nacional de educação ambiental.
No
dia 5 de junho comemora-se o “Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia” e no
dia 15 de outubro, além de comemorar-se o Dia do Professor, também é o “Dia do
Educador Ambiental”.
Os
seis principais objetivos da educação ambiental são:
- Promover a aquisição
de conhecimentos para a compreensão da estrutura do ambiente que surgem
comportamentos e atitudes que os tornam compatíveis com a melhoria das
condições de vida com respeito e preservação do meio ambiente do ponto de vista
da solidariedade global para aqueles que vivemos na terra e para as gerações
futuras.
– Promover a
compreensão das interdependências, que permite a consciência política e
ecológica do nosso estilo de vida tem impacto sobre outros ecossistemas e as
vidas das pessoas que ali vivem e desenvolvem um senso de responsabilidade.
- Para alcançar as
mudanças necessárias nas estruturas de gestão de formulários, e análise de
questões relativas ao meio ambiente que permitam uma. Coerente e coordenada das
diversas políticas setoriais a nível regional, nacional e internacional
- Para ajudar a
descobrir os valores que fundamentam as ações tomadas em relação com o meio
ambiente.
- Promover a
participação social e tomada de decisão tanto política eficaz para exigir a
preservação e melhoria do ambiente e das comunidades.
- Entre em aplicações
educacionais e não-formais de educação ambiental como uma dimensão curricular
das disciplinas processo de integração para permitir uma análise crítica do
meio em todas as suas plenitude e complexidade.
Assim,
a Educação ambiental é uma integral, sistemática e contínua formação,
informação e formal, não formal e informal, com base no respeito por todas as
formas de vida, pelo qual as pessoas, individual e coletivamente, tomar
consciência e assumir a responsabilidade para o ambiente e seus recursos
através da aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e
motivações que tornam mais fácil para compreender as inter-relações complexas
dos envolvidos ecológica, econômica, social, político, cultural, ética e
estética no meio ambiente.
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