O trabalho da educação
ambiental infantil deverá ser levado adiante com base na realidade
sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e responsabilidade.
A educação ambiental pode ser
definida como um processo que visa desenvolver uma população que seja
consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são
associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos
para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os
problemas existentes e para a prevenção de novos. É uma importante ferramenta,
uma vez que sua implementação está prevista na Política Nacional da Educação
Ambiental para todos os níveis de ensino, não como disciplina, mas como tema a
ser incluído nos diferentes conteúdos programáticos.
Para que o professor possa traçar
estratégias de trabalho com educação ambiental na educação infantil, é
importante conceituar bem essa fase, que corresponde à educação oferecida do
nascimento até e os seis anos de idade. Considerada nos dias atuais como
indispensável, é ela que vai oferecer os fundamentos para o desenvolvimento da
criança em seus diversos aspectos: físico, psíquico, cognitivo e social. Nela as crianças buscam ativamente o
conhecimento; para elas, brincar é mais importante que a ação mental. É pela
brincadeira que ela aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca.
Durante a escolarização, haverá momentos de ação e de concentração, mas o
importante é que todas as situações de ensino sejam interessantes.
O trabalho da educação ambiental,
nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levado adiante com base na
realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e
responsabilidade. Terá por base o movimento, a música, as artes visuais, a
matemática, a linguagem oral e escrita, a natureza e sociedade, assuntos que
devem ser trabalhados constantemente, considerando ainda que as atividades
buscarão uma interdisciplinaridade entre esses diversos eixos, apresentados de
forma conjunta com temas principais.
O Referencial Curricular
Nacional, no que se refere ao conhecimento do mundo, natureza e sociedade,
determina que a ação educativa deve se organizar para que as crianças tenham
desenvolvido as seguintes capacidades, conforme a idade: do zero aos três anos
devem explorar o ambiente, para que possam se relacionar com pessoas,
estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando
curiosidade e interesse. Dos quatro aos seis anos os conhecimento anteriores
deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, que as elas sejam
capazes de interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural,
formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões sobre os
acontecimentos, buscando informações, confrontando ideias, e estabelecer
algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de
outros grupos, bem como entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se
estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para
a qualidade da vida humana.
Algumas atividades que podem ser
realizadas são as visitas e excursões a Áreas de Proteção Ambiental ou
entidades afins.
Com o objetivo de apoiar o
professor da educação infantil e demais séries no desenvolvimento de suas
atividades, particularmente na elaboração das aulas envolvendo educação
ambiental, o CEA-UNIFEG – Centro de Educação Ambiental elaborou o curso de
extensão em Educação Ambiental. O curso busca dar subsídio teórico e prático
sobre Educação Ambiental para profissionais de diversos setores e estudantes
universitários de todas as áreas. Com proposta inovadora e práticas
metodológicas participativas, apresentaremos os pilares da Educação Ambiental
aos que pretendem atuar nesta área que demanda cada vez mais profissionais
preparados para lidar com os desafios da sustentabilidade.
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