Mostre à turma que este processo pode
ajudar a dar um "final feliz" para boa parte do lixo que produzimos
todos os dias em nossas casas e na escola.
Objetivos
-
Conscientizar os alunos sobre a enorme quantidade de lixo produzida diariamente
no mundo todo.
-
Apresentar algumas possibilidades de redução na produção diária de lixo.
-
Explicar o conceito de logística reversa.
Reciclagem
Conteúdos
- O
problema do lixo nas grandes cidades.
-
Política Nacional de Resíduos Sólidos.
-
Logística reversa.
Anos
1º ao 3º
ano.
Tempo
estimado
Duas
aulas
Materiais
necessários
Sacos
de lixo; cestos de lixo; cartolinas e material para confecção de cartazes;
resíduos sólidos domésticos como garrafas PET, embalagens de xampu, caixas de
pasta de dente etc; cópias dos textos de apoio disponíveis no item "Quer
saber mais?" deste plano de aula.
Introdução
De
acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, as cidades brasileiras
produzem 161.084 mil toneladas de resíduos sólidos por dia. O grande problema
do Brasil, contudo, não está apenas na quantidade de lixo produzida, mas na
destinação dos resíduos. O que fazer com todo esse lixo? Vale lembrar que os
dados oficiais mostram somente a quantidade de lixo produzida nas cidades, sem
levar em consideração o que é produzido na zona rural, nem a destinação desses
dejetos.
Um
dos modos de destinação adequada dos resíduos sólidos é a chamada logística
reversa (LR). O conceito, já difundido em diversos países, tem como eixo base
fazer com que os resíduos retornem à sua cadeia produtiva. Ou seja, se um
resíduo não pode ser reutilizado, ele pode ser destinado "ao seu ciclo
produtivo ou para o de outra indústria". Como exemplo, podemos citar a
devolução de garrafas, pilhas ou eletrodomésticos que não são mais utilizados
para as fábricas que os produziram, para que elas deem a destinação adequada
aos materiais ou reaproveitem alguns de seus componentes.
Este
processo é importante, pois (1) diminui a demanda por novas matérias-primas,
(2) evita um consumo ainda maior de energia para a preparação dessa
matéria-prima e (3) diminui a quantidade de resíduo sólido depositado em
lixões.
Por
isso, vale trabalhar o tema com os seus alunos e conscientizá-los a respeito
dos problemas urbanos e ambientais.
Desenvolvimento
1ª
aula
Para
trabalhar a questão do lixo com a sua turma é fundamental que os alunos
compreendam, de início, o que é um resíduo sólido e saibam diferenciá-lo de
outros tipos de resíduo. Nos primeiros momentos de contato com o lixo com uma
abordagem ecológica, é importante que as crianças reconheçam que o meio
ambiente não é representado apenas por um bosque, uma praia ou uma floresta. Os
alunos devem perceber que também são parte da natureza e que tudo o que
acontece no ambiente, seja bom ou ruim, vai afetá-los.
Comece
a aula explicando à turma que o objetivo dos próximos encontros será tratar do
problema do lixo. Conte que vocês irão discutir algumas soluções para a
destinação desses resíduos. Em seguida, pergunte aos alunos se eles sabem dizer
quantos cestos de lixo existem nas casas deles e, com base nessas informações,
tentem estimar a quantidade de resíduos sólidos produzidos pelas crianças e
suas famílias em um dia.
Depois
de discutir quanto lixo produzimos, informe aos alunos que vocês vão tratar de
um típico específico de lixo: os resíduos sólidos. Para explicar quais objetos
fazem parte desse grupo, retome com os pequenos os conceitos de sólido, líquido
e gasoso - os estados físicos da matéria. Quando as crianças aprendem esses
conceitos, o principal exemplo usado nas aulas é o da água. Gelo, água líquida
e o vapor de água são facilmente reconhecidos pelos alunos e é importante que
os exemplos sejam concretos e façam parte da realidade das crianças. Por isso,
o exemplo da água pode ser um ponto de partida para ampliar o conceito das
crianças sobre materiais sólidos, incluindo o lixo.
Conte
aos alunos que os resíduos sólidos são materiais que deixaram de ter uma utilidade
prática para as pessoas. Eles se originam em casas, escolas, hospitais,
indústrias e na construção civil e passam a ser considerados lixo depois que já
serviram para alguma finalidade. Mas, isso não significa que tais materiais não
possam ser mais utilizados. O objetivo da reciclagem ou do reuso desses
materiais é justamente diminuir o impacto da geração desse tipo de lixo.
Comente com as crianças que a destinação adequada dos resíduos sólidos é tão
importante que ganhou uma legislação específica, a Política Nacional de
Resíduos, que será tratada na próxima aula.
Para
finalizar, ajude os alunos a identificar o lixo sólido em sua própria casa.
Conte a eles que objetos como embalagens de alimentos e de brinquedos ou
diversos tipos de materiais plásticos são exemplos de resíduos sólidos. Como
lição, peça aos alunos que observem o lixo produzido em casa, façam uma lista
do que consideram resíduos sólidos e tragam alguns desses resíduos para a
próxima aula.
2ª
aula
É
recomendável que essa aula seja realizada no laboratório de Ciências ou em
algum outro espaço da escola, fora da sala de aula, onde os alunos possam
manipular os resíduos e possam lavar as mãos. Se for necessário, providencie
luvas de borracha para evitar o contato direto com os resíduos.
Para
complementar os resíduos trazidos de casa pelos alunos, você pode, previamente,
separar alguns resíduos produzidos na escola. Em seguida, todos irão
classificar o lixo segundo diferentes critérios - como cores, formato das
embalagens, tipos de produto, material de que são feitas as embalagens etc. O
lixo também pode ser separado de acordo com o local de origem - a casa dos
alunos, a secretaria da escola, a biblioteca, a cantina ou as áreas de lazer.
Com
base nessa separação você vai introduzir o conceito de logística reversa para a
turma. Explique aos alunos que desde o ano passado, o tratamento dos resíduos
no Brasil deixou de ser apenas uma boa prática para se tornar uma obrigação
legal. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionado em agosto de
2010, exige que as empresas deem uma destinação ambientalmente correta para os
seus produtos quando eles viram "lixo".
Conte
que a logística reversa é um conceito bem amplo, previsto no PNRS, e que pode
ser compreendida como o gerenciamento do fluxo dos produtos desde o seu ponto
de venda (quando compramos uma geladeira, por exemplo) até o seu descarte
(quando a geladeira estraga e a jogamos fora). Ou seja, a proposta do Plano
Nacional de Resíduos é que as indústrias tenham o controle de todas as etapas
para que encaminhem adequadamente os resíduos sólidos que produzem e fornecem
aos consumidores.
Explique
que existem várias empresas que diminuíram o tamanho das embalagens de seus
produtos, sem afetar seu conteúdo, para gerar menos lixo (como algumas embalagens
de amaciante e sabão em pó em que o líquido vem concentrado, por exemplo).
Outras montam os equipamentos que comercializam pensando na facilidade que
terão em desmontá-los para a reciclagem posteriormente. Também existem as
empresas que reutilizam materiais ou empregam materiais reciclados na confecção
de novos produtos.
Após
a sua explanação, é hora de cuidar dos resíduos que foram classificados pela
turma. Os alunos deverão, em conjunto, identificar qual será o destino desses
resíduos. Pergunte à turma para onde todo o lixo separado poderia ser enviado.
Se houver muitas embalagens de papel - o que é muito provável - sugira que elas
poderiam ser destinadas a uma indústria de cadernos que faz capas de papel
reciclado.
Ouça
as opções de destinação dos resíduos sugeridas pelos alunos e complemente as
hipóteses. Conte que garrafas PET têm sido amplamente destinadas para a
indústria têxtil. Hoje já estão sendo fabricados tecidos a partir da fibra de
garrafas PET. Existem municípios brasileiros que realizam a transformação do
Politereftalato de etileno (o material de que são feitas as garrafas PET) em
fibra para a confecção de roupas. As embalagens são compactadas e enviadas a
usinas que trituram e transformam esse plástico em flocos para a confecção de filamentos
de poliéster.
O
principal intuito dessa atividade é fazer as crianças perceberem a importância
do retorno das embalagens, utilizadas nessa aula, para a indústria de papel ou
alguma outra indústria que minimize o impacto ambiental. No caso da indústria
de papel, menos árvores serão utilizadas à medida que o papel for reciclado.
Por outro lado, se a garrafa PET for utilizada para a confecção de roupas,
pode-se economizar na produção de algodão e na produção de poliéster.
Para
encerrar, pesquise que cooperativas ou empresas da sua cidade já recebem esses
resíduos sólidos e proponha à turma o encaminhamento de todo o lixo separado,
mostrando aos alunos qual será o destino final dos resíduos coletados.
Avaliação
Há
inúmeras propostas de se avaliar o quanto as crianças entenderem desse assunto.
Uma sugestão é propor um quadro com imagens de resíduos sólidos e pedir que as
crianças classifiquem os diferentes tipos de lixo de acordo com critérios
estabelecidos por você ou que associem as embalagens às destinações mais
adequadas, de acordo com opções listadas por você. Outra forma de avaliar é
fazer com que as crianças aprendam mais sobre a produção de lixo na escola.
Juntos, vocês podem criar uma campanha de conscientização sobre a importância
da separação dos resíduos que envolva toda a escola. Essa campanha pode incluir
a separação dos resíduos sólidos em cestos de lixo apropriados e a confecção de
cartazes com textos informativos sobre a reciclagem e a logística reversa,
fixados nos murais da escola. O importante é que, ao final da sequência
didática, as crianças compreendam o que é o processo de logística reversa e
saibam diferenciar os resíduos sólidos de outros tipos de lixo.
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