A natureza fornece
“recursos” e sustenta o desenvolvimento da sociedade, sendo pouco a pouco
associada a ideia de habitat. Essa associação ajuda a entender o ambiente nas
suas interações físicas e sociais, constituído por uma diversidade territorial
de distintos indivíduos, grupos sociais e culturais. Por isso, os estudos
ambientais tornam-se importante para o desenvolvimento das relações instauradas
entre sociedade e natureza.
Muitos problemas
ambientais, existentes no local, são resultantes da deficiência de
infraestrutura básica nos assentamentos urbanos, como esgoto sanitário, coleta
de lixo e, sobretudo, a falta de controle e monitoramento ambiental por parte
das comunidades envolvidas e órgãos governamentais. Esses processos
intensificam a erosão e aumentam as áreas de deposição de sedimentos que
atingem os leitos dos rios, gerando conflitos de uso do solo e deteriorando a qualidade
das águas.
O diagnóstico desses
conflitos servirá de base para problematizar o conhecimento e desenvolver
habilidades e capacidades para se operar com o espaço geográfico. O projeto de educação
ambiental é um instrumento que o professor pode utilizar para explicar e
representar a construção de diferentes tipos de paisagens e territórios que
compõe a geografia do lugar.
A educação ambiental
visa auxiliar o aluno a agir no espaço e a influir na sua construção. Efetivamente
possibilita: atitude de participação ativa na construção e produção de moradia;
corresponsabilidade em gestão territorial; valorização da vida no espaço;
respeito ao direito das pessoas pelo deslocamento espacial e ética ambiental.
Como formação e exercício de cidadania refere-se a uma nova forma de encarar a
relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros
valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens.
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